Sinusectomia

 

O que é Sinusite Crônica?

 

Sinusite é a inflamação das estruturas que revestem o nariz e os seios da face. Dizemos que a sinusite é crônica quando o paciente apresenta sintomas relacionados a esta inflamação por mais de 12 semanas.

 

 

Como são os sintomas de Sinusite Crônica?

 

O paciente que apresenta sinusite crônica pode cursar com obstrução nasal (nariz tampado), congestão nasal, congestão facial, catarro no nariz que faz o paciente assuar muito o nariz, catarro que desce pela garganta, alterações do olfato, dores de cabeça, cansaço crônico, fadiga, tosse crônica, entre outros.

 

Qual é a diferença entre Sinusite Aguda e Sinusite Crônica?

 

Os sintomas tanto da sinusite aguda quanto da sinusite crônica são exatamente os mesmos. A diferença entre as doenças é o tempo em que os sintomas estão presentes. Assim, na sinusite aguda, os sintomas duram até 12 semanas, enquanto na crônica, persistem por mais de 12 semanas.

 

Como posso saber se tenho Sinusite Crônica?

 

Um médico otorrinolaringologista deve ser consultado. Além da presença dos sintomas já descritos, durante a consulta, as estruturas do nariz e os óstios de drenagem dos seios da face podem ser vistos através de uma pequena câmera de pequeno diâmetro que é colocada dentro do nariz – chamada nasofibroscópio - permitindo observar a presença ou não de inflamação e pus.

 

O Rx deve ser solicitado pelo meu médico para o diagnóstico da Sinusite Aguda ou Crônica?

 

Não. Hoje sabemos que o Rx de seios paranasais (seios da face) não faz o diagnóstico de sinusite corretamente.

 

Quando meu médico deve solicitar tomografia computadorizada de seios paranasais (seios da face) nos casos de Sinusite Crônica?

 

O médico otorrinolaringologista deve solicitar tomografia de seios da face para o paciente com sinusite crônica a fim de confirmar o diagnóstico da sinusite crônica, procurar possíveis alterações que justifiquem o quadro de sinusite crônica e especialmente nos casos que irão para cirurgia da sinusite(sinusectomia).

 

Qual a causa da Sinusite Crônica?

 

A sinusite crônica é ainda considerada – em todo o mundo – uma doença de causa desconhecida. Acredita-se que seja uma doença imunológica de causa inflamatória; ou seja, o paciente nasce com a característica genética de desenvolver a sinusite crônica que pode ser desencadeada pela exposição a diversos fatores. Assim, nem todas as pessoas que são expostas a estes fatores vão desencadear sintomas de sinusite crônica, mas apenas aquelas que têm predisposição genética.

 

Alguns fatores citados são bactérias como o Stafilococos aureus capaz de produzir proteínas específicas que são chamadas de superantígenos e são capazes de gerar uma inflamação severa no nariz dos pacientes, assim como perpetuar essa inflamação cronicamente.

 

Outra causa aventada é a presença de “biofilmes” na nariz e nos seios da face dos pacientes. Esses “biofilmes” nada mais são do que um grupo de bactérias que se unem e formam uma cápsula protetora ao seu redor de forma a ficarem mais resistentes ao uso de antibióticos e outras medicações. Recentemente os “biofilmes” têm sido encontrados em várias doenças que dão sintomas crônicos como sinusite crônica nos adultos e nas crianças, otites, doenças do coração e das articulações, entre outras. Os “biofilmes” que foram primeiramente descritos foram as cáries dentárias: como não há antibióticos para resolve-las, elas devem ser exterminadas pelo dentista. Da mesma forma, o tratamento para os “biofilmes” da sinusite crônica é a retirada dos mesmos através da cirurgia.

 

Os fungos também são estudados como desencadeantes da inflamação severa e perpetuação dessa inflamação, em pacientes geneticamente predispostos.

 

Outras causas também são estudadas como pacientes com imunodeficiências, pacientes com intolerância ao ácido acetil-salicílico, pacientes com granulomatoses entre outras.